O que é a tecnologia LiDAR?

LiDAR é um acrônimo para Light Detection and Ranging Esta tecnologia utiliza luz emitida por sensores laser para medir a distância do sensor até objetos que são escaneados. Por exemplo, o lidar pode ser usado para medir a elevação do solo e a altura de árvores. Dados LiDAR podem ser coletados de 3 formas diferentes: a partir de equipamentos terrestres em que a tecnologia recebe o nome de TLS (Terrestrial Laser Scanning) ou aerotransportados (Airborne Laser Scanning) que podem incluir o embarque do laser em VANTs, aviões ou satélites.

Aplicações LiDAR para inventário florestal

Escaneamento de talhões vs. Escaneamento de parcelas O processamento de dados gerados com tecnologias LiDAR aeroembarcadas (ALS) para o monitoramento do crescimento e a quantificação de estoques volumétricos em plantios florestais reduz substancialmente o erro associado às estimativas de inventário florestal convencionais, e possibilita a construção de modelos estatísticos aplicáveis à toda extensão da propriedade em alta resolução, fornecendo estimativas espacialmente contínuas das variáveis dendrométricas de interesse. Em estudos de pequena dimensão e alta resolução aplicado a parcelas florestais, recomenda-se o uso do escaneamento terrestre, que consiste no mapeamento 3D de árvores realizado com equipamento de varredura LiDAR, acoplado a plataformas fixas (TLS) ou móveis (MLS – Mobile Laser Scanning), no espaço abaixo das copas. Portabilidade, precisão, ergonomia, robustez e baixo custo são as principais características que tornam o uso desta tecnologia vantajosa em relação aos métodos tradicionais de medição de parcelas.

Aplicações LiDAR para agricultura

Sob medida Oferecemos um acompanhamento preciso da produção no campo a partir do desenvolvimento de soluções personalizadas de acordo com a cultura de interesse.

Aplicações LiDAR para topografia

Modelo digital de terreno (MDT) e Modelo digital de superfície (MDS) Nuvens de pontos 3D podem ser usadas para geração de MDTs e MDSs de alta precisão. As vantagens do uso da tecnologia LiDAR em relação à fotogrametria são a tridimensionalização mais precisa do espaço escaneado (pode atingir 1-3 cm de precisão); ser independente das condições de luz do ambiente, ter capacidade de penetrar o dossel da vegetação, além da aquisição e processamento dos dados serem bem mais rápidos.

Aplicações LiDAR para monitoramento de linhas de transmissão

Linhas de transmissão de energia elétrica necessitam ser inspecionadas periodicamente para evitar que quaisquer falhas nas estruturas e operações das usinas tornem o sistema indisponível para os consumidores. Quilômetros de linhas são encontradas pelo território brasileiro, tornando difícil a tarefa de inspeção. Métodos tradicionais de inspeção requerem trabalhadores em campo ou em aeronaves realizando o monitoramento de extensas áreas com o uso de binóculos e imagens. Tais abordagens são trabalhosas, onerosas e demoradas. Para transpor tais obstáculos destaca-se a utilização da tecnologia LiDAR na realização das inspeções das linhas de transmissão e do mapeamento para limpeza do revestimento vegetal em faixas de servidão (conforme ABNT 5422).